quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Para pensar: caricatura cartoon x classica

Recentemente pude verificar em alguns eventos, que os caricaturistas  estão seguindo claramente duas correntes estilisticas em seus trabalhos. De um lado, a caricatura classica ( caricatura que se baseia na figura humana e seus exageros e distorções ) do outro lado a caricatura cartoon ( caricatura que se baseia em cartoons o personagens animados ).
  Não que sejam exatamente caricaturas clássicas ou cartoon, mas estes termos foram os que mais se aproximaram para a descrição.
  Ainda não entendeu ?
  A caricatura classica se baseia quase que exclusivamente no rosto humano ( figura humana ), para realizar seus exageros e distorções. Criando assim um desenho bastante exagerado, distorcido e engraçado.
 A caricatura cartoon não tem o compromisso de seguir exatamente a figura humana ( ou partir dela como referencia ), também utilizando muito personagens de animações como referencia. Resultando em um desenho mais estilizado, seguindo um padrão estilistico diferente da figura humana.

  Ainda não entendeu ?
  Vou explicar por ilustrações:
 
A foto usada por modelo.
Desenho com caricatura cartoon.
Desenho com caricatura classica.

Bem, na caricatura cartoon, o desenho fica mais "bunitinho", porque se distancia do real, e usa moldes estilisticos que são de fácil aceitação ( veja os clássicos desenhos animados).
  A caricatura clássica tem uma quase obrigatoriedade de seguir os traços do modelo, senão a distorção e o exagero ficam sem função e perdem suas caracteristicas principais. Esta caricatura  causa um humor ( por seu exagero, distorção) maior. Muitas vezes é mais engraçada que bonita.

  Estou escrevendo sobre isso, pois acho que é hora de alguem jogar uma luz sobre o assunto, dizer alguma coisa, pois acho que os dois tipos de caricaturas são válidos, e seguir um como outro, acaba sendo conseguencia da formação do artista.

Nenhum comentário: