domingo, 5 de julho de 2015

Caricatura : O Desenho de Humor

 Caricatura – O desenho de Humor.

caricatura j. carlos
Caricatura do Mestre J. Carlos
  A caricatura como forma de arte ampla e abrangente, narra, retrata, e destaca  a sociedade como um todo,  em pequenos grupos, ou individualmente; expondo suas qualidades e seus defeitos em representações gráficas ou plásticas vistas sob o prisma do humor.
Nessa perspectiva do termo “Caricatura”, podemos entender como manifestação dessa arte, a Charge, o Cartum, a História em Quadrinhos, a Tira e a própria Caricatura ( representando uma caricatura pessoal ).
A caricatura e toda a sua manifestação, considera o material produzido ( geralmente desenhos ) como obras de arte em si, ou seja, toda a caricatura produzida  é uma obra de arte, independente de sua utilização.

A caricatura é o espelho que engrossa as feições e torna os objetos mais salientes.      Eça de Queiroz



Caricatura, Charge, Cartum, Tiras e Quadrinhos


Caricatura – Retratos Engraçados

Caricatura Zé do Caixão
Caricatura Abel Costa
Caricatura é uma representação gráfica que busca distorcer (aumentar, diminuir, ou exagerar ) uma qualidade ou uma característica de uma pessoa, animal ou objeto;  transformando o desenho ( ou outra representação plástica ) em um  “Retrato Engraçado ” , que tem como objetivo primário o humor.
Mas segundo a Wikipédia  ” Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas.
Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. ”
Caricatura é uma forma de arte mais geral e abrangente, e se expressa por meio do desenho, pintura e escultura.
A palavra Caricatura, deriva do verbo italiano caricare ( carregar, sobrecarregar, com exagero ), e foi usada pela primeira vez em 1646 por A. Mosini.
A caricatura moderna surgiu no Renascimento, quando o homem passou a ser o centro da estética artística; e o principal colaborador para o desenvolvimento da caricatura foi Leonardo da Vinci ( 1452-1519 ).

Caricatura Social – a Charge

Charge Belmonte
Charge de Belmont nos anos 1950
A charge representa um fato histórico, uma ideia, ou uma situação,  social ou pessoal, de maneira caricatural com caráter burlesco.
O desenho tem um sentido temporal, um fato  ocorrido em um período de tempo definido, e é usada principalmente em temas políticos e de futebol.
O principal papel da charge é dar uma opinião, e por essa característica, a charge é um ótimo registro histórico da sociedade.
Muitas charges representam tão bem a opinião de pessoas, e de épocas passadas, que é possível entende-las, mesmo após o fato ( evento ou época ) ter terminado.
A palavra Charge vem do francês, e significa carga.

Leia o artigo completo em http://abelcosta.com/caricatura/

Nenhum comentário: