sábado, 12 de janeiro de 2013

Analisando Caricaturas Rápidas - Joe Bluhm



 

Assistindo novamente este vídeo, da convenção da ISCA de 2009. Joe Bluhm aparece mostrando todo seu talento na competição de velocidade. Mas o motivo do post, não é a velocidade do caricaturista,  mas como ele realiza cada uma das caricaturas. 
Certa vez li em um estudo americano, que a diferença entre os elementos que compõem o rosto ( nariz, boca, olhos, orelha, etc. ) de uma e outra pessoa, chega a ser de alguns décimos de milímetros. Ou seja, para realizar a caricatura ao vivo, você tem que ver esta diferença, é o que Joe faz no vídeo.
Além de marcar a diferença entre cada pessoa, ele distorce sobre estas diferenças. Não é o nariz grande, os olhos pequenos, a papada, a boca torta... é simplesmente que traços fazem o modelo diferente das outras pessoas. E isto tem que saber observar, senão as caricaturas vão ficando todas genéricas ( não tem muita diferença uma caricatura da outra )

Um comentário:

Pinturas Personalizadas Abel Costa disse...

A caricatura se torna genérica, quando se perde o foco, ou o caricaturista não sabe identificar as diferenças entre os elementos presentes no rosto. Só lembrando que é fundamental estudar e saber anatomia.